Mensagem do Conselho de Administração

O Conselho de Administração considerou com base num conjunto de pressupostos e desafios que são a base para um novo paradigma de intervenção social, dotando a empresa dos instrumentos técnicos humanos e legais para implementação de uma politica de apoio socioeconómico assente na dignidade da “pessoa” e na “família” integrando e não excluindo.

Os pressupostos passam por consolidar os alicerces legais e económicos para desenvolver uma estratégia sustentada, instrumentos que dependem da decisão da Tutela, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, que assentam na continuidade da empresa consolidando assim a política de apoio social decidida pelo município.

Numa ótica de redução do número de fogos geridos e detidos pela Figueira Domus e seguindo as orientações do Estado relativamente à dimensão do parque habitacional dos municípios, é objetivo deste conselho de administração a venda de imóveis geridos por esta empresa bem como a sede, que também estão em linha de conta nesta consolidação económico-financeira.

Com a certeza que os recursos humanos são a essência da nossa empresa, iremos dar continuidade na formação dos nossos colaboradores, quer a nível de desenvolvimento profissional quer a nível de desenvolvimento pessoal.

Consideramos igualmente importante e fundamental a formação e informação junto das populações dos bairros para lhes proporcionar competências que as tornem independentes. Para tal, estão a ser celebradas parcerias com instituições do distrito de Coimbra.

Estas competências tornam-se ainda mais importantes num cenário de acentuada crise social. É nossa grande inquietação a situação preocupante que abrange diversas famílias, nomeadamente no que concerne às condições básicas como água e luz. Pretendemos em conjunto das entidades competentes, encontrar uma solução cabal para tais problemas.

Com a implementação do novo regulamento de atribuição e gestão de habitação social e a incrementação de uma nova politica, assente no individuo enquanto membro ativo de um projeto de desenvolvimento humano que faça parte integrante da sociedade com os seus deveres e direitos, é essencial a regeneração dos bairros sociais assim como a recuperação dos espaços comuns.

Neste âmbito e também, na sequência do recém-formado departamento de fiscalização e condomínios, será proposta à tutela a atualização do Regulamento Interno da Empresa de forma a dar resposta às situações detetadas no terreno e que passado que foi o período de teste necessita de ligeiras alterações.

Pretendemos uma atuação mais rígida e acutilante na aplicação deste Regulamento, nomeadamente nos casos da demonstração de sinais exteriores de riqueza, e claros indícios de vandalização dos fogos, com o apoio inequívoco do departamento jurídico. Departamento este que terá um papel preponderante na resolução de diversos processos jurídicos pendentes.

A nível de gestão dos espaços comuns, continuará a implementar-se uma política de condomínios que assenta a sua atividade na fiscalização nos termos legalmente estatuídos e se necessário proceder à cobrança coerciva das dívidas à empresa.

 

O Conselho de Administração, 10 de Dezembro de 2013